Etapa 1:TIC

Etapa 1:TIC

Educação DE Jovens e Adultos

    

Tema: Educação e Trabalho

Público Alvo: Alunos do 1º,2º,3º ano do ensino médio e modalidade EJA, ambos do turno noturno

Tempo estimado: 1 bimestre

Justificativa: Educação e Trabalho imbricados em processo de formação voltado para construir alternativas de compreensão desse universo global visando melhorar a qualidade da relação do aluno com a escola como também minimizar a evasão escolar do turno noturno. Assim a educação quando entendida na sua concepção mais ampla, como o elemento estruturador do desenvolvimento, representa o procedimento dos mais pertinentes em termos de qualificar a população, tanto para fazer os meios como para atingir os fins. Estando na base da formação do sujeito a educação perfaz a estratégia fundamental que impacta de modo decisivo em desdobramentos duradouros na geração de emprego e renda contribuindo assim para vincular a escola à vida do aluno dando-lhe mais significado reduzindo a exclusão social, aperfeiçoando a sua formação no mundo do trabalho requisitos básicos e fundamentais para construção da cidadania.

Objetivo geral: Desencadear o processo de relação entre a escolarização e atividade profissional exercida pelos alunos através do uso  das TICs relacionado aos conteúdos contextualizadas por uma proposta transdisciplinar contribuindo para erradicar o índice de evasão escolar aproximando o aluno da escola ,e como produto esperado a criação de um site para formalizar esse” link” de forma abrangente.

Objetivo específico:

  • Propor alternativa didático-pedagógico ,interdisciplinar através de atividades diversas com o uso das TICs para qualificação da educação na sala de aula que gere significado no trabalho do aluno.
  • (Re)construir os fundamentos da prática pedagógica numa pespectiva da diversidade investigativa com o uso das TICs fazendo relação com aplicabilidade para o aluno na sala de aula e o mundo do trabalho.
  • Possibilitar o uso de tecnologias da Informação e da Comunicação,como elementos estruturantes da prática educativa.
  • Construir o site com o próposito da troca de experiência dos professores e alunos na área de interesse, debates, veiculação de textos, hipertextos, correspondências, tira dúvidas, links diversos, incluindo biblioteca entre outros.

Desenvolvimento: Propor o tema Educação e Trabalho, através de ações interdisciplinares para construir alternativas de enfretamento das questões que hoje se apresentam nas escolas no turno noturno em  relação as taxas de evasão associando a escola com o universo de trabalho dos alunos utilizando as TICs. É essencial a criação de uma nova dinâmica no ambiente escolar, onde a postura de atores da escola, diante de sua ação didática seja a busca incessante e questionadora de soluções que atendem às necessidades de aprendizagem dos alunos. Também quando se considera a transição da sociedade industrial para chamada sociedade do conhecimento, tende-se observar uma importante mudança na relação entre educação e formação e o mundo do trabalho.

 

Metodologia:  A noção de competência  precisa ser trabalhada nesta proposta de formação, entendendo-se esta “como uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles. Para enfrentar uma situação da melhor maneira possível, deve-se, via de regra,  por em ação e em sinergia vários recursos cognitivos, entre os quais os conhecimentos”(PERRENOUD,1999:07). Essa dimensão cognitiva da competência pode ser enfocada em três :atitudinal(valores, estéticos e políticos),conceitual(formação de conceito) e procedimental(ações consequentes norteados pelo saber construído e pela assimilação dos valores sociais trabalhados). Além dessa dimensão cognitiva, devemos considerar dimensão didática (CHEVALLARD,1995 e BROUSSEAU, 1996) que implica a transposição dos conhecimentos sistematizados a serem ensinados mediante situações e a dimensão didática- antropológica que ajude a aprendizagem na situação do ato educativo , envolvendo  a participação dos indivíduos nas práticas sociais e culturais. Associa-se então, uma quarta dimensão referente a compreensão das implicações políticas e sociais de ensinar e aprender com o uso das TICs  baseada na epistemologia de Edgar Morin onde a interatividade dentre outras coisas é fruto do interesse social por participação e colaboração.

Etapas:

  1. Orientação feita  através de palestras, aulas expositivas, textuais e midiáticas, orientado pelos diferentes professores e suas respectivas disciplinas com a seguinte dinâmica:  Um olhar sobre Educação e o Trabalho. Será aplicado um questionário/entrevista com alunos,  sobre sus atuação profissional, etc  para futura tabulação de dados, informações, sugestão e construção do site pelos alunos e professores.
  2. Estudo de conteúdos previamente estabelecidos através de um trabalho téorico-prático  imbricado tanto na reflexão sobre a prática, quanto na investigação sobre a mesma, buscando-se trabalhar de forma transdisciplinar envolvendo uso das TICs nas diversas  disciplinas atrelando atividades analógicas e digitais.(Reuniões periódicas pedagógicas entre as áreas )
  3. Será orientado pelos diferentes professores das diferentes disciplinas do conteúdo pedagógico:

 

  • História: conteúdos

Revolução industrial

(video aula - site)

Textos/livros/periódicos/revista

Revista

(HistoriaViva)

Livro

CARMO,Paulo Sérgio do.A ideologia do Trabalho.São Paulo,Moderna,1992

Vídeos/músicas

Videos

(Tempos modernos Diretor-Charles Chaplin)

Música

(Fábrica-Legião Urbana)

Sites

(BrasilEscola)

(Biblioteca Virtual da USP)

  • Geografia
  • Sociologia
  • Filosofia
  • Matemática
  • Química
  • Física
  • Biologia
  • Portugues/literatura/redação
  • Inglês

 

      4. Criação e divulgação do site com dados e produções realizadas pelos alunos para atender como auxílio na sua formação escolar estabelecendo relação com seu universo profissional.

  

Recursos: livros, textos revistas, jornais, internet, dvd, vídeos ,tv pendrive ,Datashow, celulares, tablets, máquina fotográfica e outros.

 

Avaliação: O sistema de avaliação se dará levando-se em conta o perfl do aluno que se petende participar do projeto de forma continua e progressiva, abrangendo os múltiplos aspectos da aprendizagem principalmente a  capacidade de intervenção dos mesmos nas atividades propostas pelos professores. Exirgi-seà uma frequência satisfatória nas aulas e cumprimento das atividades.




ONLINE
1